21 de outubro de 2014 - 5:02 AM
Destaques

Acidente de Chernobyl resumo para trabalho

Acidente de Chernobyl resumo para trabalho. O acidente nuclear de Chernobyl, aconteceu  na Ucrânia, na madrugada de 26 de abril de 1986 e é considerado o maior desastre que já aconteceu na história da utilização da energia atômica em todo o planeta. Especialista dizem que, a proporção do acidente nuclear foi tão grande porque a União Soviética, que governava a Ucrânia, e muitos outros países, tentou esconder o acidente durante algum tempo, sendo que o mundo só ficou sabendo do desastre, dias depois, quando a fumaça radioativa atingiu outros países: toda a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Até hoje não se sabe ao certo quantas pessoas morreram em decorrência do acidente, nem se tem certeza sobre o que o causou, no entanto existem duas teorias.

A primeira teoria relata que quando uma equipe responsável pelo plantão no reator que explodiu (chamado de Chernobil-4), começou a fazer um experimento, que buscava verificar o que aconteceria com as bombas de resfriamento caso ocorresse uma pane ou interrupção de energia. Lembrando que as bombas de resfriamento são as responsáveis por bloquear e diminuir as temperaturas dos reatores, local onde fica depositado o combustível nuclear.

Durante o experimento, a equipe desligou o sistema de segurança da unidade, com a intenção de evitar que houvesse a interrupção de energia no reator. Porém, tudo ocorreu de forma contrária e ao invés da diminuição da capacidade de energia do reator para 25%, houve um aumento muito maior do que a estrutura poderia suportar, causando a explosão, que atingiu mais de 2000ºC de temperatura, que impulsionou o incêndio do grafite existente, que moderava os nêutrons no reator. O grafite permaneceu queimando por muito tempo, fazendo com que inúmeras tentativas de cessar fogo e impedir mais liberação de material radioativo fossem em vão.

A segunda teoria diz que a explosão ocorreu por causa de defeitos no projeto do reator que explodiu, mais especificamente, nas hastes de controle, que ficavam dentro do reator Chernobil-4. Após o acidente, uma estrutura de concreto e aço foi construída sobre o reator Chernobil-4, essa estrutura tem o nome de Sarcófago, e sua finalidade é impedir a liberação dos 95% do combustível nuclear ainda existente no local. A usina Nuclear de Chernobyl só foi desativada no dia 12 de dezembro de 2000.

4 comentários

  1. adoreeeeeeeeeeiiiiiiiiiii o resuuummmmmmmmmoooooooooooo!!!!!!!!!!!

  2. adorei o resumo

  3. qcho q vou tira 1000000000000

  4. washington rodrigues

    Valeu. Vou torar 100

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top