2 de outubro de 2014 - 1:28 PM
Destaques

AIDS contagio, sintomas, tratamento

AIDS contagio, sintomas, tratamento: AIDS uma das doenças em que mais vem crescendo no mundo, por falta de cuidados e prevenção. Um portador do vírus HIV pode ficar até 10 anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, isso acontece em função do controle do sistema imunológico, embora quando este começa a ser atacado pelo vírus começam a surgir sintomas como: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso.

Contágio

O contágio pode ser feito através da  transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue de uma pessoa infectada.

Prevenção

No caso especifico de relações sexuais, é interessante utilizar preservativos, ainda mais se você não tem parceiro fixo e costuma sair com pessoas diferentes. Esse é comprovadamente a maneira mais eficiente de prevenção contra o vírus HIV que hoje infecta milhares de pessoas no mundo inteiro. Seringas devem ser utilizadas apenas se estiverem devidamente esterilizadas, o seu uso deve ser exclusivo e único.

Tratamento

Como a cura definitiva não foi desenvolvida, é importante destacar que existem diversos tipos de tratamentos para controle da doença. Um dos medicamentos mais utilizados mediante aos portadores do vírus em questão é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa, mas também são utilizados DDI ( didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T ( estavudina ) entre outros.

O dia mundial da AIDS é comemorado no dia 1 de dezembro. Em geral há passeatas, palestras e diversos eventos enfatizando as formas de prevenção contra o problema em diversos lugares, é importante participar e conhecer mais sobre a doença através desses eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top