28 de novembro de 2014 - 12:24 PM
Destaques

Assinatura digital como fazer


Quando se trata de documentos sigilosos exige toda uma atenção especial, e quando envolve internet as coisas pioram.
A solução pode ser a aquisição de uma Assinatura Digital que vale como uma carteira de identidade virtual que permite a identificação de uma pessoa no mundo digital/eletrônico.

Imagine você ser preciso fazer uma viagem de negócios e precisa enviar um documento muito importante à matriz de sua empresa. O único jeito disto chegar a tempo é via internet, porém, se esses documentos forem alterados você pode estar em sérios “apuros”. Scannear sua assinatura também não resolve, afinal, qualquer pessoa pode alterá-la em programas de edição de imagem como o PhotoShop.
Já possuindo uma Assinatura Digital as chances de obter problemas na transmissão de documentos sigilosos reduzem a quase 0%. Este método é bastante seguro, pois somente quem possui a chave privada conseguirá desfazer a cifragem realizada com a respectiva chave pública.

As chaves públicas são conhecidas como chaves assimétricas que trabalham com duas chaves, chave privada e chave pública. Dessa forma, a empresa ou pessoa utiliza uma chave de codificação somente para o envio das informações, por vez, é preciso outra chave de posse do receptor da informação para o processo de decodificação. Essa chave é única, sigilosa e individual, as chaves públicas são as mais usadas por garantir uma maior segurança.

Para saber como fazer assinatura digital é preciso ver qual modelo atende suas necessidades. É possível encontrar vários modelos de assinatura digital como por exemplo:

e-CPF – O e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.
e-CNPJ - O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas.
NF-e – Criado especialmente para emitir notas fiscais eletrônicas (garantindo sua conformidade na Lei) e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento de NF-e.
e-CPF Simples – O e-CPF Simples é destinado exclusivamente ao responsável titular de microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), optantes ou não do SIMPLES NACIONAL.
CT-e – Certificado digital direcionado para empresas que possuem frotas para transporte de cargas. Todos os modais devem utilizar o CT-e: aéreo, rodoviário, aquaviário, ferroviário e dutoviário.
e-Mail Seguro Pessoal- Proteja no seu dia-a-dia as informações de mensagems eletrônicas, garantindo sua integridade e sigilo.

Depois escolha uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil, em seguida é preciso solicitar no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física (ex: e-CPF) e/ou jurídica (ex: e-CNPJ). Os tipos mais comercializados são:

A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até três anos – armazenado em cartão ou tokken criptográfico).

O site da AC também pode te informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências;
Para poder fazer a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários. Quem escolher o certificado tipo A3 poderá receber na própria AR o cartão ou tokken com o certificado digital.  A AC e/ou AR notificará o cliente sobre os procedimentos para baixar o certificado.
Quando o seu certificado digital estiver perto do vencimento, este poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.

Os sites que oferecem assinatura digital podem se encontrados no http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp. Lembrando que esse sistema é pago, isso da uma segurança maior para seus clientes e meios para recorrer em caso de problemas, tais coisas que geralmente uma assinatura grátis não oferece.

Um comentário

  1. quereos dizer q foi bem legal até ler e ver isso eso da aq>>>>>>>…………Bjãoo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top