28 de julho de 2014 - 9:32 PM
Destaques

Como calcular pensão alimentícia

Como calcular pensão alimentícia: Quem tem direito a pensão alimentícia e não sabe como calcular aqui vão algumas dicas que poderão ajudar a identificar qual é o valor na qual você deverá receber:

Quando há separação há obrigação legal por sentença de pagar pensão aos filhos. No caso de atraso ou então a interrupção do pagamento o ensejo a mãe de ingressar com uma ação na justiça é concedido para que sejam cobrados os valores em atraso.

Em média os valores que são estipulados para isso é em 30% do salário, embora não há nenhuma lei que comprove a porcentagem em questão, apenas é tomada como base pela grande quantidade de ações idênticas formando assim a jurisprudência. Se você já paga um valor “x” com base em seu salário mas gostaria de revê-los então poderá entrar com uma ação chamada Revisional de Alimentos.

Essa ação possibilita que o juiz analise a sua situação financeira tendo em vista a mudança da mesma, assim também como o fator de ter que sustentar uma nova família. Em ações judiciais do tipo são analisados alguns fatores importantes como:

Necessidade de quem precisa dos alimentos

Possibilidade de quem deve pagar os alimentos.

Em todo o caso, o mais correto mesmo é procurar a justiça para que seja cobrado um valor justo e que seja satisfatório para ambas as partes. O dever de alimentar é recíproco como estabelecido no código civil: Art. 1.703. Para a manutenção dos filhos, os cônjuges separados judicialmente contribuirão na proporção de seus recursos.

Lembrando que a porcentagem apenas é uma média, sendo que o valor mesmo pode variar de 15% a 40%, como citamos, isso vai depender de cada caso e da possibilidade financeira de cada pessoa. A ajuda referente a pensão alimentícia recursos para ajudar na contribuição de gastos com escola, alimento, moradia, vestuário, médico, farmácia e lazer, na medida do possível, é claro.

Um comentário

  1. sara rocha da silva

    ola! TENHO UM NAMORADO E ELE TEM DOIS FILHOS, QUERIA SABER QUANTO ELE DEVE PAGAR DE PENSAO. O SALARIO DELE E 1.200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top