22 de dezembro de 2014 - 7:50 AM
Destaques

Como é feito o exame de próstata?

Muitos homens têm um pouco de dificuldade na hora de fazer exame de próstata, talvez por preconceito. O problema é mais freqüente em homens em que possuem mais de 50 anos de idade, é recomendável que se comece a fazer o exame de próstata a partir dos 45.

O problema pode se desencadear de diversos fatores, dentre eles o fator genético, hormonal, e também tem se dado muita atenção em relação a alimentação e a possível tendência em que ela oferece para isso, dietas em que são ricas em gorduras geralmente são favoráveis para que o câncer de próstata futuramente seja um problema.

Por isso é necessário que todo homem a partir dos 45 anos realizem o toque retal e dosagem do PSA. Nesse procedimento o paciente é encaminhado para realizar exames em que constituem a uma ecografia transretal com biópsia prostática. Mediante aos resultados em que serão obtidos estes serão encaminhados para o exame anátomo-patológico.

Exame de próstata: toque retal

Lembre-se que o toque retal (foto 2), assim também como os outros exames em que são feitos auxiliam muito para que os médicos possam diagnosticar muitas vezes o câncer em seu estado inicial, o que dá ao paciente muitas possibilidades de chances de cura! O procedimento cirúrgico é indicado em alguns casos, dentre eles seguem exemplos abaixo:

  • Retenção urinária persistente e refratária ao tratamento clínico.
  • Infecções urinárias freqüentes.
  • Sintomas clínicos graves.
  • Dilatação do sistema urinário.
  • Sangramento urinário persistente.
  • Associação de cálculos ou divertículos na bexiga.

O toque retal é o exame mais antigo para a constatação do câncer de próstata, porem muito eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top