24 de julho de 2014 - 5:04 PM
Destaques

Como saber se um telefone celular está grampeado?

Um dos assuntos mais comentados atualmente é escuta telefônica, que tem gerado algumas notícias polêmicas. Mas aí surge a dúvida: como saber se há escuta telefônica?

Segundo especialistas no assunto, sem equipamentos necessários não é possível conseguir detectar se o celular ou telefone está grampeado. Mas há alguns sinais que podem indicar bisbilhotagem e a partir daí é possível se prevenir.

Se surgir a dúvida, a melhor solução é desligar o celular, isso se o assunto não puder ser ouvido, claro.

Outro tipo de escuta é a escuta ambiental, colocada em locais de reuniões com assuntos sigilosos e tudo mais. Nesse caso a recomendação é manter um bom ambiente ligado mesmo quando não tiver sendo utilizada.

Essa dica é importante porque essas gravações começam com qualquer barulho e por isso o som ambiente, pois elas possuem tempo determinado de duração, esgotando a capacidade de gravação quando a reunião começar. Essa não deixa de ser uma precaução, e não custa nada, é melhor prevenir. Outra dica para esses locais devem ser limpos, somente com cadeiras e uma mesa, para que seja possível detectar qualquer tipo de aparelho estranho ao ambiente.

Quanto aos grampos é muito difícil de ser detectado. O exemplo análogo é quando você pega uma extensão e ouve uma ligação, a pessoa só vai perceber se você fizer barulho ou desligar depois dela.

Se você estiver desconfiado peça para alguém te ligar, finja que desliga e espere um pouco, veja se você houve alguma coisa. Mas não é possível provar que esteja havendo escuta, você terá apenas que mudar de celular.

Você ainda pode comprar um aparelho antigrampo, em você consegue descobrir se houve grampeamento, ainda que não possa sbaer de onde vem ou quem faz. Mas quando o telefone é grampeado a tensão da linha é consumida. O problema é que se não houver grampo, mas houver um problema na rede de comunicação, o aparelho irá apitar.

Já o grampo pelo celular costuma ser feito através de clonagem de número e antenas que interceptam ligações. Não há como verificar também, principalmente se o motivo for de escuta telefônica. Mas se a pessoa clona o seu celular para ligar você conseguirá descobrir pela conta telefônica, pois as ligações que a pessoa fizer virão na sua conta.

Um comentário

  1. me diga quanto é pra vc saber se meu telefone está grampeado? e qaunto é pra me falar o numero que me liga restrito? me diga quanto é um més todo por favor!!!
    aguardo respostas por email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top