30 de setembro de 2014 - 10:49 AM
Destaques

Perguntas mais frequentes sobre drogas

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE DROGAS

Foto retirada de adolecenteseasdrogas.blogspot.com

Drogas é um assunto que sempre esteve entre os mais polêmicos e sempre gera muitas dúvidas, principalmente entre os jovens, que não tem tanto conhecimento e houver apenas o que os pais e amigos dizem a respeito. Diante de tantas marchas para legalização da maconha, que é considerado um tipo de droga, o assunto está em voga novamente. Confira aqui as principais dúvidas e conceitos para facilitar seu entendimento.

  • O que são drogas

A definição de droga é qualquer substância que seja natural ou sintética e que causa modificações no organismo quando introduzida. As principais drogas naturais são cafeína, nicotina, ópio e o THC tetrahidrocanabiol, que é a maconha. Já as drogas sintéticas são produzidas em laboratório e exigem preparações especíicas. Os remédios são considerados drogas, assim como o crack, a cola e outros.  As drogas podem ser estimulantes, depressoras ou perturbadoras de atividades mentais.

  • Drogas lícitas x drogas ilícitas

As drogas lícitas são os remédios, os cigarros, estimulantes, bebidas alcoólicas entre outros. São as substâncias que se encaixam na definição de droga, mas que não estão proibidas em lei. As drogas ilícitas são as que estão proibidas em lei como a maconha, cocaína, LSD e plantas alucinógenas.

  • Por que uma pessoa usa drogas

Esse é um assunto muito pesquisado e estudado por profissionais, que acreditam ter como motivos principais a curiosidade, a indicação de amigos e também como uma maneira de fugir da realidade e de todos os problemas. Alguns ainda utilizam drogas para se sentirem corajosos, para mostrar que agüentam, para se sentirem calmos, etc.

  • Vários tratamentos e nenhuma solução, o que fazer?

Quando se fala em drogas, se fala no tratamento necessário para recuperação. E existem pessoas que são levadas pelos familiares as clinicas, fazem o tratamento, saem e voltam para as drogas. O índice de pessoas que voltam para as drogas é bem alto, mas na verdade ainda não saíram das drogas. É necessário entender que o primeiro passo para sair da dependência é a pessoa aceitar que precisa de tratamento. Lutar contra as drogas é algo contínuo e para o resto da vida. É necessário muita força, ajuda dos familiares e determinação. É necessário conscientizar, mostrar os danos e não desistir das pessoas.

  • Quais os efeitos sentidos pelas pessoas ao usarem drogas

Ao utilizar drogas alguns efeitos são observados, algumas sensações por parte de quem usa.  A pessoa fica mais alerta e observadora, falando muito rápido ou muito devagar. Sentem-se muito animadas e falam muitas verdades. Já as drogas estimulantes deixam a pessoa mais calma, com sono e depressiva, deixando a pessoa com a memória alterada.  Há ainda algumas drogas que te fazem ver e imaginar coisas destorcidas, que não existem etc. O site http://www.antidrogas.com.br/ traz mais informações a respeito que podem sanar as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top