22 de dezembro de 2014 - 6:25 AM
Destaques

Sabão ecológico – receitas de sabão caseiro

Muita gente hoje em dia está cada vez mais atrás de coisas que sejam boas para o meio ambiente e é claro, que sejam econômicas, praticas e que funcionem bem no dia-a-dia, pois para muitas pessoas algumas atitudes sustentáveis são mais difíceis de serem tomadas, como por exemplo deixar de usar o carro ou a moto, ou até mesmo tomar um banho mais rápido. Porém ajudar o meio ambiente está ao alcance de todos nós, por isso hoje, em nossa matéria falaremos sobre o sabão ecológico, ou o sabão caseiro, e separamos aqui duas receitas bem fáceis, para você reaproveitar o óleo de cozinha, economizar dinheiro, ter um excelente produto e que limpa de verdade!

A primeira coisa que muita gente pensa é “como pode um sabão feito de gordura limpar a roupa?”. Mas o que nem todo mundo sabe é que o sabão e até o sabonete são feitos com gordura animal ou vegetal. Na verdade, depois que se misturam outros ingredientes ocorre uma reação química que transforma a gordura em outra coisa,podemos até dizer que ocorre uma “mutação” nas moléculas da gordura. No caso dos produtos industrializados, existe o acréscimo de uma gigantesca quantidade de produtos, que depois escorrem para o ralo e poluem o meio ambiente.

Já no caso do sabão ecológico ou sabão caseiro, a receita é composta por três ingredientes principais: gordura (vegetal ou animal), soda cáustica e água. Depois desses três itens básicos, existem diversas receitas que incluem ingredientes variados, como álcool, sal, corantes e aromas. Aqui nós vamos ensinar duas receitas básicas e bem fáceis de fazer. Veja como é simples e escolha qual é melhor para você fazer em sua casa! E lembre de passar as receitas adiante, e assim garantir que ainda mais pessoas possam reaproveitar o óleo e assim não agredir o meio ambiente!

Sabão caseiro de garrafa:

  • uma garrafa pet de 2 litros
  • funil
  • 1 litro e 200ml de óleo de cozinha coado
  • 200ml de água
  • 200ml de soda cáustica líquida

Preparo – coloque dentro da garrafa com a ajuda do funil o óleo, a água e a soda. Mas lembre-se de que deve ser nesta ordem. Caso queira adicionar 20ml de essência, misture a essência na água antes de colocar na pet. Tampe bem apertado e agite a garrafa por cerca de dez minutos. Deixe descansar por vinte minutos e com muito cuidado abra a garrafa, lembrando de manter um distancia do rosto. Vá abrindo aos poucos para que ocorra a liberação de gases que se formaram dentro da garrafa e não tampe novamente. Deixe descansar por três dias, corte a garrafa e depois corte o sabão no tamanho que você quiser.

Sabão caseiro tradicional:

  • 1 litro de água
  • 1 quilo de soda cáustica
  • 5 litros de óleo coado

Preparo – coloque a água e a soda em uma bacia funda e mexa por cerca de dez minutos. Acrescente o óleo coado,  mexendo sempre até que engrosse. Deixe descansar por três dias, vire a bacia de cabeça pra baixo, desenforme e depois corte nos tamanhos que desejar. Se preferir, ao invés de deixar descansar na bacia, coloque a mistura dentro de garrafas pet ou caixinhas de leite. Depois de três dias é só cortar os pedaços. Essências também podem ser misturadas durante o preparo para garantir um cheirinho gostoso ao sabão.

2 comentários

  1. aparecida da silva

    A maioria das receitas de sabão caseiro não recomenda o uso do óleo de fritura de peixe, por causa do odor forte. Para reaproveitar, também, este resíduo, que geralmente vai para o lixo, pode-se preparar sabão caseiro, com a infusão de casca de limão.
    A receitinha:

    Coe o óleo da fritura de peixe, duas vezes, em filtro de papel, à temperatura ambiente.
    Faça uma infusão da casca de 2 limões em 1 litro de água (de preferência, destilada) durante 10 minutos, e filtre-a, ainda quente.
    Em um balde plástico de 10 litros, coloque 1Kg de hidróxido de sódio (ou soda cáustica ) e adicione a infusão de casca de limão, ainda quente, cuidadosamente, mexendo para que fique homogênea. (Proteja os olhos e as mãos)
    Em seguida, acrescente 5 litros do óleo de fritura, e misture durante 5 minutos.
    Para diminuir o pH do produto, adicione 1 litro de ácido clorídrico (ou ácido muriático) e mexa por mais 20 minutos.
    Transfira a mistura para uma forma e deixe descansar por 3 dias.
    Desenforme o sabão e corte-o em pedaços.
    Com a utilização da infusão de casca de limão, o odor característico de peixe desaparece, no processo de fabricação do sabão. O uso de ácido clorídrico deixa um aspecto brilhante e o pH dentro das normas.

    Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.

    Como tirar o odor de peixe do óleo

    Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

    rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
    gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
    limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
    Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

  2. aparecida da silva

    SABÃO CASEIRO DE BARRA DE LEITE
    ingredientes
    2 litros de leite
    1Kg de soda
    6 litros de óleo
    modo de preparo.
    Misturar o leite com a soda
    e colocar o óleo de vagarinho mexendo sempre mexer aproximadamente 15 minutos e despejar nas formas e deixar descançar, e cortar quando ainda estiver morno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top