18 de setembro de 2014 - 12:39 PM
Destaques

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

Com o recente acidente de Fukushima, acredito muita gente acabou mudando um pouco seu conceito sobre energia nuclear, é interessante falar um pouco mais sobre e destacando sempre as suas vantagens e desvantagens, aqui vamos listar algumas dessas informações em que poderão ajudar a entender melhor e mais sobre como se dá a utilização da mesma no Brasil e no mundo.

Quais são as vantagens da energia nuclear?

Uma das principais vantagens em que podem ser encontradas na energia nuclear é que a mesma pode ser adquirida por intermédio de fissão ao contrario de outras fontes em que são obtidas por intermédio de combustíveis fósseis. No caso da produção de energia nuclear também não temos a necessidade da ocupação de grandes áreas com o alagamento para produção.

Uma outra vantagem em que sem dúvidas tem muito peso, especialmente para o mundo em que está muito preocupado com a poluição é que a energia nuclear contribui quase de forma inexistente para o efeito estufa. Em relação a demais fontes de produção de energia é que a mesma não fabrica uma de grande quantidade de lixo. O custo em para a produção de energia nuclear também é mais baixo, em geral a média em que se estabeleceu é de 40 dólares por MW, só é um pouco mais caro do que a produção de energia através de usinas hidrelétricas.

Como podemos ver a energia nuclear também pode ser usada para o bem e contribui muito para o crescimento do mundo generalizando. O Brasil em especial, podemos encontrar 3 usinas nucleares, mas apenas 2 estão em funcionamento, dentre elas a de Angra 1 e Angra 2, a outra (Angra 3) encontra-se em processo de construção.

Pra quem não sabe, os reatores de energia nuclear são totalmente impermeáveis aos efeitos da radiação. Conforme a previsão da Empresa de Pesquisa Energética – EPE estima-se que no Brasil ainda serão construídas mais duas usinas nucleares.

Quais são as desvantagens da energia nuclear?

Sem dúvidas uma das maiores desvantagens em relação a construção de uma usina nuclear para um país são os altos custos, afinal de contas, é necessário investir na tecnologia que infelizmente não é nada barata, isso também dá-se em função da segurança em que é empregada para evitar acidentes, assim como aconteceu em Fukushima, há sempre riscos de em caso de acidentes os reatores explodirem e acabarem espalhando a radiação por raios em que podem chegar a consumir muitos km de distância.

A energia nuclear é temida no mundo inteiro pelo fato de que a fissão nuclear pode produzir elementos como o plutônio, o mesmo é um dos principais elementos radioativos para a produção de bombas nucleares. Um bom exemplo de cidades em que sofreram um ataque devastador são as cidades de Nagasaki e Hiroshima. O feito aconteceu durante a segunda Guerra mundial num ataque contra o império Japonês em que foi realizado por intermédio da força aérea dos Estados Unidos. As eventualidades históricas aconteceram no dia 6 de agosto e 9 de agosto de 1945. Outro acidente nuclear bastante conhecido foi o de Chernobyl quando houve também a explosão de reatores na usina em questão, esse acidente foi considerado 400 vezes maior do que as bombas atômicas em que foram soltas na cidade de Nagasaki e Hiroshima. Só aí dá pra imaginar o estrago em que isso causou!

Agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens da energia nuclear, que tal deixar as suas opiniões e comentários a respeito?

 

4 comentários

  1. eu queria saber sobre a energia nuclear

  2. eu sou contra a energia nuclear quas perguntas que eu devo fazer para as pessoas que são a favor

  3. Eu gostei do texto!
    Esta resumido mas bem explicado!

  4. esse texto mim ajudou a saber as desvantagens e as vantagens da energia nuclear. eu gostei…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top